Enem 2023: Saiba o que priorizar na reta final de preparação para as provas

Enem 2023: Saiba o que priorizar na reta final de preparação para as provas
Faltando menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, muitos estudantes se perguntam: o que priorizar nessa reta final de estudo? Fazer provas das edições anteriores e treinar a redação podem ser boas estratégias para esse momento.
Conhecer as provas
Uma recomendação geral é conhecer bem o estilo da prova aplicada no Enem. O professor Rodrigo Magalhães, diretor do Colégio e Curso AZ nas unidades Tijuca e Recreio, ressalta que o exame exige não só o conhecimento dos conteúdos, mas também saber fazer questões.
Ele recomenda a resolução das provas das últimas cinco edições do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza em seu portal os cadernos de questões e gabaritos, organizados por ano de aplicação.
Identificar dificuldades pode ajudar
Outra dica é ter atenção aos erros ao treinar, para que eles não se repitam durante a prova.
A análise dos erros permite verificar o tipo de questão que o aluno tem mais dificuldade. O coordenador pedagógico do pré-vestibular social Dona Zica, Naum Faul, destaca algumas situações: problemas na leitura de gráficos, questões que relacionem textos verbais e não verbais (como quadros e fotografias) ou interpretação de charges.
O professor Mozartt Zeni, coordenador pedagógico do Colégio Leonardo da Vinci - unidade Gama, também vê a reta final do Enem como uma oportunidade para fortalecer alguns assuntos que os estudantes reconheçam ter mais dificuldade, priorizando até a primeira prova os conteúdos de Linguagens e Ciências Humanas, e depois focando nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza, para a segunda prova.
Atenção para a redação
Os participantes do Enem devem ainda aproveitar as últimas semanas até a prova para praticar a redação, que exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Confira detalhes no documento “A Redação no Enem 2023 - Cartilha do Participante”, que reúne informações sobre os aspectos a serem avaliados e os critérios utilizados para atribuir a pontuação ao texto.
Naum Faul, do PVS Dona Zica, sugere que os estudantes façam, pelo menos, uma redação por semana até a data do exame, passando o texto por um corretor qualificado – que pode ser um professor ou uma plataforma de correção, caso o aluno ou a escola tenham acesso.
Área do cliente
Recuperação de senha
Foi enviado um email para recuperação de senha. Verifique a caixa de spam!